15 janeiro 2017

O Projeto

Objetivo: Com base em valores atuais, obter renda de R$40.000,00 proveniente da retirada de capital investido sem alterar o patrimônio (~0,5%). O valor alvo seria de R$8.000.000,00

Plano: É complicado planejar o futuro com tantas variáveis interferindo no resultado final. Porém melhor do que ficar completamente cego, prefiro planejar um futuro hipotético e ir ajustando as velas no decorrer do percurso.


Para INICIAR o objetivo considerei alguns dados:

R$ inicial: R$88.500,00
Aportes mensais: R$3.000,00 (atualizado pela inflação)
Rentabilidade anual: 19,5%
Inflação anual: 6%
Período de aplicação: 360 meses
Tributação média: 20%

Eis o mapa do tesouro (início de cada ano):

2017: R$88.500,00
2018: R$141.755,00
2019: R$205.561,00
2020: R$281.679,00
...
Jun/2025: R$1.000.000,00
...
2045: R$25.749.793,00


Tenso não?! Olhe como a inflação é monstruosa no longuíssimo prazo. Dentro desses parâmetros, o objetivo inicial foi alcançado em 2045. O poder de compra mensal (R$40.000,00) e patrimônio alvo (R$8.000.000,00) permanecem intactos.

É importantíssimo ter o mapa do caminho desenhado e detalhado em suas mãos, entretanto algumas variáveis precisam ser acompanhadas de perto para assegurar o sucesso do planejamento.

Fatores são fundamentos para o sucesso:

  • Aportes;
  • Rentabilidade;
  • Inflação;
  • Tributação

Aportes: Aportarei R$3.000,00 mensais, sempre corrigindo o valor pela inflação
Importante lembrar: quanto maior o aporte melhor para o resultado final (maior valor ou antecipação de prazo);

Rentabilidade: Buscarei uma rentabilidade real de 12% a 13% a.a. / 1% + inflação a.m.(Principalmente para os primeiros anos).
Importante lembrar: O que importa é a rentabilidade líquida, dessa forma, o planejamento inicial de 18%~19% é meramente exemplo para 2017. Conforme o tempo for passando, IPCA for rolando e demais indicadores também, vamos ajustando as velas para manter uma boa rentabilidade líquida. Quanto maior a rentabilidade real melhor para o resultado final (maior valor ou antecipação de prazo);

Tributação: ôh malditas taxas e impostos.

Inflação: Certamente um dos pontos chave dessa equação. Impossível prever ou esperar algo. Deixando o passado e projeções futuras de lado, irei me basear no andamento da inflação. O objetivo será anualmente reavaliado de acordo com a inflação do período, dessa forma não o perderei de vista tão cedo.
___

ATENÇÃO: Devido a minha total inexperiência no mundo dos investimentos assim como conhecimentos de assuntos de matemática financeira, as informações acima servem de base apenas para não iniciar totalmente no escuro. Estudo diariamente, troco experiências, peço muita ajuda, a fim de melhorar e aumentar minhas skills e poder ter conhecimentos mais sólidos e embasados em finanças, investimentos e matemática financeiras. Conto com a compreensão de vocês, assim como ajuda sempre que acharem necessário.
OBS: Espero no futuro poder olhar meus posts e notar uma nítida evolução, tanto em qualidade de investimentos como principalmente em investimentos.
___

Caminho longo, difícil e cheio de surpresas. 
Muitos erros serão cometidos porém o mais importante é começar, afinal Escolhi Enriquecer.

4 comentários:

  1. Plano ousado em EE,
    Quem não mira alto não alcança as estrelas, ta certissimo, você quer parar então em 2045, são 28 anos de aportes, imagino que você esteja na casa dos 2x anos, certo!?

    Uma duvida, você quer manter uma rentabilidade de 20% ao ano, durante 28 anos?

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback IT.

      Sou um sonhador (hehe). Certamente o que tenho de iniciante no quesito investimento e matemática financeira tenho o oposto a respeito de vontade, determinação e garra, portanto eu miro na lua e vou buscar (ajustando as velas durante o caminho).

      O ano de 2045 representará pra mim 65 anos. Também me soa estranho ser ativo financeiramente com aportes e investimentos até lá, para depois usufruir. Mas é um prazo que me considerarei ativo economicamente e com a mesma frugalidade que sempre tive, poupador, fazendo boas escolhas e reservas. Portanto mesmo com a idade avançada e mesmo possuindo um Capital para a época, imagino que até lá estarei criando patrimônio, mesmo porque, em minha visão o patrimônio não é montado para ser gesto 100% em vida, tenho pretensões maiores que incluem outras gerações.

      Essa tal rentabilidade rss, ja fui alertado por outros colegas a respeito dela e sei o quanto é impossível a manutenção disso a longo prazo. Hoje 20% bruto está dando meu objetivo que é aprox 12% líquido. Mas obviamente terei de ajustar as velas para manter essa rentabilidade no futuro.

      Pretendo no médio de 2017 já estar atuando diretamente em ações (uma parcela da carteira) e estudo diariamente para desenvolver algumas skills que serão importantes no futuro para me ajudar a ganhar 1-2-3% a mais ao ano.

      Voltando ao início do que você disse, "Quem não mira alto não alcança as estrelas". Se eu não fizer / pensar assim, ninguém fará por mim, certo?

      Grande abraço e obrigado pela visita

      Excluir
  2. Escolhi enriquecer, realmente sua meta é arrojada. 12% de retorno real líquido por ano é incrível. Se você conseguir isso, nem precisa se preocupar, porque vai poder mudar de profissão, virar portfolio manager e ficar milionário hehe
    Brincadeiras a parte, não entendi quais variáveis você usou para que um patrimônio de R$ 8 milhões te dê renda mensal de R$ 40.000. Pelos meus cálculos, com a taxa atual líquida do IPCA + 2050, você teria renda de R$ 30.000,00. Enfim, o assunto me interessa e tenho alguma experiência, que talvez possa ajudar. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MI, obrigado pela visita e volte sempre :D

      Esse planejamento foi realizado em Out/2016 e posso dizer que de lá pra cá evolui bastante (rss). Algumas coisas ficaram realmente bem claras pra mim, como 12% ser uma rentabilidade real BEM alta e praticamente impossível de ser alcançada por um não "pro-player". Entretanto mantive o planejamento e até publiquei dessa forma pois ainda não tenho "base" para realizar outro mais real, porém certamente irei altera-lo em breve.

      Não me sinto incomodado por ter um projeto "em construção", pois independente da finalização dele, o começo é um só: Poupar, Investir, Aprimorar e aumentar as Skills.

      No início dessa jornada de investimentos e conhecimentos utilizei o Gustavo Cerbasi como "base", livros, ensinamentos e dicas. E um dos pontos que ele passa é que uma remuneração através de ativos investidos estaria hoje na casa de aproximadamente 0,50%, sem interferir no patrimônio principal.

      Diante dessa informação, usei de base para a informação, R$8Mi = R$40k / mês. Como isso é o resultado final de um jornada, e em nada interfere o início da caminhada, toquei o barco com essa informação.

      Porém, acompanhando melhor esse meio e estudando mais, já percebi que existem furos nessa afirmação do Gustavo C. de "aproximadamente 0,5%". Assim como você mesmo salientou e de posts mostrados pelo Blog viver de renda, essa cálculo é inferior a 0,5% chegando a 0,35~0,40%. Apesar dessa informações que vão de encontro com meu planejamento e mostram quem 0,5% não cola.

      Gostaria muito de contar com suas experiências. Agradeço qualquer informação e correção que estiver disposta a me auxiliar.

      Obrigado!

      Excluir